segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Educação-Idade moderna ocidental e o renascimento italiano -Florença


A Idade moderna caracterizada no ocidente por fatos tópicos: a tomada de Constantinopla pelos turcos, (1453), ocasionando a imigração dos sábios bizantinos para o ocidente (sul da Italia) e, desencadeando também as grandes viagens transoceânicas de Portugal e Espanha na busca de um novo caminho para as Indias ; da reforma religiosa e as grandes invenções ( bussola e imprensa- tipos móveis de Guttemberg); o aparecimento de uma nova classe , a burguesia ,juntamente com o grande desenvolvimento econômico( comércio) e o aparecimento de forte estado nacional.(2)


1    O Renascimento 

Para Eugenio Garin  o renascimento " é uma revolução cultural que tem origem nos modos de vida das cidades italianas dos sec. XIV e XV e nas transformações no conhecimento que abrem o mundo para o novo"



Fotografia de Florença (1)

Inicialmente concentra-se nas cidades italianas e no progresso da vida urbana, sugerindo que a Itália seria o centro dessa revolução pois a partir dela novas ideias chegariam aos outros territórios europeus.
Em Florença, encontramos nos sec. XIV e XV, uma aproximação entre a produção literária e a política com a impossibilidade de separar as atividades privadas da pública.
.A experiência em Florênça prende-se à construção de uma república exemplar, que acentua a criatividade de seus intelectuais e a ilustração de sua população          
Em Florença" podemos ver,como num museu aberto  a reconstrução da história.
As obras de arte que permanecem em Florença como o Duomo" que Brunlleschi construiu sobre a igreja Santa Maria del Fiore; a " Porta do paraíso feita por Gilberti para o batistério; a sólida magnificência do " Palazzo Vecchio", a série de esculturas na Loggia del Lanzi e, o David de Michelangelo, cuja cópia de mármore se levanta no mesmo espaço em que o original se levantava na " Piazza del la Signoria"



PONTE vechio and palazzo Pitti.Florence,the city,monuments,museums,MediciLivorno,Sillabe,s.d.


1.1     Renascimento num sentido amplo - É a "glorificação do humano e natural, em contraposição ao divino e extra-terreno", desenvolvimento do espírito de crítica, focalização de matérias realistas e científicas.

VISTA de Florença. In-Florence, the city, the monuments, and museums.Livorno, Sillabe, 2006





O DUOMO. Florença. (1 fot) Procópio,Patrícia.




LEONARDO da Vinci."Anunciação"In:- Florença reconstruída. Firenze, Archeo Libris.d.



MICHELANGELO,Buonarroti..PalestrinaPietà,c.1560 marble. In:-Accademia gallery;masterpieces. and more.Firenze, Sillabe,2007




MASTER of Magdalene. Saint Mary Magdalene c.1280-1285 tempera on wood 164-76cm In:Accademia galery master pieces and more. Firenze, Sillabe, 2007 p.83




BOTTICELLI, Sandro. Madona and child, with young Saint John and two angels, c.1468 tempera on wood, 85-64 In;-ACCADEMIA galery master pieces and more. Firenze, Musei, 2007 p.83




BOTTICELLI,Sandro. O nascimento de Venus.In:- Florença reconstruída. F;irenze, Archeo Libri.s.d.(3)


RAFFAELLO, Sanzio. Nossa Senhora com o menino.In:- Florença reconstruída. Firenze, Archeo Libris.d.
(3)

1.2 O renascimento no sentido restrito" é a volta ao estudo dos clássicos gregos e latinos.", que predominou nas escolas.

As Universidades italianas foram originalmente fundadas, antes,para o estudo do direito e da medicina , que para o estudo da teologia ; com exceção da Universidade de Roma que manteve os vínculos eclesiásticos.
"Ainda que elas tivessem uma história que retrocedia nos séculos, o renascimento acrescenta muitos periodos de desenvolvimento,crescimento, inovação na poesia, artes, arquitetura, música e filosofia ".( 2 )
Podemos falar de renascimento em todos os sentidos, nas ciências e nas artes.Ele foi muito mais do que o simples reviver da cultura clássica, incorporando um certo número de idéias e atitudes dominantes que passaram a marcar o mundo moderno.
O homem passa a expressar outras ideias e atitudes: otimismo, interesses terrenos, naturalismo, individualismo, hedonismo e   humanismo.
As idéias e as descobertas começam a surgir fora das escolas pois nelas,dava-se mais importância ao estudo em latim ,tido como  lingua básica (volta aos clássicos gregos e latinos), renascimento no sentido restrito.
Elas são  devidas a autores que inovam e criam,  estabelecendo numa nova visão do homem no mundo que vai surgindo.




O SCHEGGIA. Procissão de casamento C. 1450 tempera on wood. In:- Accademia galery; master pieces and more. Firenze,Sillabe,2007.





PALAZZO Vechio, Firenze.com a estátua do David de Miachelangelo que poteriormente foi   tranferida da Piazza de a Signoria para a Galleria dell' Accademia  di Belle Arti.(1)





PROCÓPIO,Patricia.1fot.  Interiores do Palazzo Vechio.Florença.,2012.



ACCADEMIA Gallery;masterpieces and more.Fsei ;Livorne,Sillabe ed. (c2007).




RÁPITO das Sabina 1582, do artista flamengo Jean de Boulogne, conhecido em Florença como Giambologna.(1)



DAVID de Michelangelo, Accademia Gallery, 1873.Florence, Loggia dei Lanzi.(2)



PROCÓPIO,Patricia(1).fot. David. Bronzie cope of the David by Michelangelo by Clemente Papi Florenze,Piazale Michelangelo.

Apezar de todo o explendor do renascimento italiano que se expressou em Florença,como em outras cidade italianas, não podemos deixar de lembrar que esta mesma Florença gloriosa de Michelangelo e outros grandes expoentes das artes, foi a Florença na qual Savonarola foi martirizado  na praça de la Signoria.






RECONSTITUIÇÃO de um desfile da corte dos Medici na praça de la Signoria.In:-Florença reconstituída.Florença,ArcheoLibri,(s.d.)





FLORENTINE artist from the end of 15 th century. The martyrdom from Savonarola In Piazza de la Signoria (detail) c. 1498. Florence. Museo de San Marco.Fot. by J. B. Philpot.

VIEW of the Palazzo Vecchio, with the David statue and the Lorraine coat of arms, c. 1857.Florenze, Gabinetto fotografico della Soprintendenza (3)



1.1   Galileu Galilei 1564-1642


Retrato de um cientista pelo artista paduano OTTAVIO, Leoni por volta de 1600 (6)


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1.1 1 Dados biográficos.

Nasceu em Pisa, para onde volta depois de tentar a medicina em Florença  e descobrir através do movimento de um pêndulo de candelabro uma fórmula matemática que representava este movimento. Novamente em Florença, em 1585, abandona definitivamente o estudo da medicina, para lá lecionar matemática.Devora as obras de Arquimedes, Platão,Pitágoras e Aristóteles.;" reservando a esse último um olhar crítico.Publica um tratado denominado "Balancetta" sobre pontos de equilíbrio e em 1589, foi-lhe oferecida a cátedra de matemática da Universidade de Pisa.
Galileu continuou com suas experimentações indutivas e dedutivas e chegou à criação de uma nova ciência, a mecânica, conduzindo experiências sobre a queda dos corpos.Em 1590 publica sua primeira obra sobre mecânica:"De Motu", (sobre o movimento) e declara " aquele que não entende o movimento não entende a natureza".Em Pisa ensina matemática, arquitetura,astronomia e mecânica aplicada.Seus métodos atraiam estudantes de toda Europa.Foram os anos mais produtivos de sua vida.
Ele lançou os fundamentos da física moderna.marcando o fim da física aristotélica.
Em 1592  deixa Pisa, para se fixar em Pádua ,então parte da República de Veneza,assumindo um cargo na Universidade, onde fez muitos amigos mas também inimigos; teve o apoio dos jesuítas  e das autoridades civís venezianas.Em 1600, seu amigo Giordano Bruno foi queimado por heresia em Roma. Apezar de ser provavelmente um coperniciano, manteve-se em silêncio.




Tipo de telescópio usado por Galileu e a visão do Duomo em Florença.

Em 1608 surgiu a primeira notícia sobre o telescópio ,uma invenção holandeza,que aperfeiçoou, obtendo uma ampliação de nove a trinta vezes mais.Observa as manchas solares, montanhas e crateras da lua e as fases de Vênus ; vê corpos orbitando Saturno ( os Anéis planetários ) e foi o primeiro homem a observar as quatro maiores luas de Júpiter.Expõe suas descobertas em "Siderius Nuncius" ( O pensamento sideral), publicado em 1610.Mudando-se para Florença aceita ser filósofo da corte e  matemático do grão duque da Toscana.Publica em 1613, "Carta sobre as manchas solares", chamando a atenção da Inquisição.
Em 1616, a igreja condena formalmente a visão heliocêntrica do universo de Copérnico. Galileu foi intimado a ir a Roma e teve sua obra colocada no "Index Librorum Prohibitorum".Sua resposta foi a publicação do " "Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo". Foi condenado por heresia , forçado a renegar publicamente suas idéias .(5)




1.ACCADEMIA Gallery;masterpieces and more.Fsei ;Livorne,Sillabe ed. (c2007).
2.BURNS,Edward, MacNal.História da civilização ocidental. Trad.Lourival Gomes Machado et alii.Rio de Janeiro, Globo, 1952
3. FLORENCE. The city,the monuments,the museums,the Medici.Livorno,Sillabe,(c.2006)
4. FLORENÇA reconstuída.Firenze, Archeo Libri.(s.,d.)
5.GALILEU-Galilei. O arauto de um novo mundo.In:-A aventura das descobertas  e invenções.De 
                       1600 a 1750. A idade da razão.Rio de Janeiro, Rearder's Digest, 2011
6.PROCÓPIO, Patrícia.2(fot)



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