A humanidade tem sobrevivido e evoluído constantemente devido à transmissão da CULTURA
Existem autores, que em sua definição de educação, dão ênfase à transmissão de cultura, "educare".A educação como transmissão de cultura é um fato corriqueiro na vida do homem,é um processo permanente.
Essa é uma definição de cunho sociológico .
----------------------------------------------------------------------------------------------
1. A etimologia da palavra educação vem do latim, educare e ex-ducere.
A palavra tem______(duas) etimologias.
2. A primeira etimologia ,educare, significa criar, alimentar e seu sentido (ação exterior), é expresso pelos autores que dão enfase à transmissão cultural.
Assim Educare significa criar,nutrir, alimentar e tem sentido de_____________( acréscimo), expresso pelos que dão enfase à transmissão cultural.
3. O acréscimo, que se dá aos conhecimentos do educando mediante a ação exterior do professor, visa a transmissão de cultura.
3. O acréscimo, que se dá aos conhecimentos do educando mediante a ação exterior do professor, visa a transmissão de cultura.
Quando o professor transmite aquilo que ele sabe ele transmite _______________ (cultura).
Uma geração recebe da outra a___________(cultura)
5. Desde que o homem existe de um modo consciente sobre a terra, e que vem comunicando-se com os seus semelhantes ele tem transmitido_____________(cultura)
6. A humanidade tem sobrevivido e evoluído constantemente devido à transmissão de____________(cultura).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O segundo significado etmológico para educação é ex-ducere que significa conduzir "de dentro para fora", deixarndo o educando desenvolver-se de acordo com suas possibilidades reais. O conduzir de dentro para fora leva em conta as reais possibilidades do educando.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O segundo significado etmológico para educação é ex-ducere que significa conduzir "de dentro para fora", deixarndo o educando desenvolver-se de acordo com suas possibilidades reais. O conduzir de dentro para fora leva em conta as reais possibilidades do educando.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
7. A segunda etimologia, ex-educere, significa levar,conduzir de "dentro para fora "(crescimento) e é encontrada nos autores que dão ênfase ao aperfeiçoamento e desenvolvimento do ser humano.
A palavra ex-ducere tem sentido de ______________(crescimento)
A palavra ex-ducere tem sentido de ______________(crescimento)
Na antiguidade grega clássica, Sócrates, tinha um tipo de ação educativa que procurava "conduzir de dentro para fora" de modo a surgirem idéias sobre conceitos morais que iriam ser estabelecidos pelos discípulo.
Sócrates procurava trazer à luz as idéias.
Estatua de filósofo em mármore, meados do sec.III a.C.In: DEKOPOLUS,I (fot.)DELFOS ;el emplazamiento arqueologico y el museo.Athens, Olympic Color,(s.d.)
8. Sócrates quando dialogava com seus discípulos levava em consideração o pensamento deles e fazia vir à luz as______________(idéias)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Sócrates procurava trazer à luz as idéias.
Estatua de filósofo em mármore, meados do sec.III a.C.In: DEKOPOLUS,I (fot.)DELFOS ;el emplazamiento arqueologico y el museo.Athens, Olympic Color,(s.d.)
8. Sócrates quando dialogava com seus discípulos levava em consideração o pensamento deles e fazia vir à luz as______________(idéias)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Ambas abordagens, expressas por educare e ex-ducere, são necessárias para a conceituação de educação.O homem não sobreviveria sem a transmissão de cultura e não poderíamos falar de educação se não considerassemos o desenvolvimento do indivíduo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O homem , sem transmissão de cultura, não sobreviveria, porque teria sempre que recapitular as experiências da espécie.
Portanto, não haveria evolução, seríamos como Robson Crusoe na ilha deserta.
Por sua vez, a cultura transmitida e, não incorporada, não possibilitaria o crescimento e desenvolvimento do indivíduo, ele seria como uma "tabula rasa" em que nada seria inscrito.
Portanto, não haveria evolução, seríamos como Robson Crusoe na ilha deserta.
Por sua vez, a cultura transmitida e, não incorporada, não possibilitaria o crescimento e desenvolvimento do indivíduo, ele seria como uma "tabula rasa" em que nada seria inscrito.
As definições de educação que dão ênfase ao desenvolvimento, crescimento, perfeiçoamento, baseiam-se em conceitos sobre a natureza humana e finalidade a ser atingida As definições que focalizam o aperfeiçoamento, desenvolvimento, crescimento, partem de __________________(conceitos) sobre a natureza humana.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
9. Na Idade Antiga (Grécia) os filósofos gregos ,Platão e Aristóteles, definiram a educação baseando-se em sua concepção filosófica sobre o ser humano.
Platão imaginava o homem possuidor de três almas: apetitiva, irrascível ,racional, e conforme predominasse nele, uma dessas características, ele seria: lavrador, comerciante, soldado, ,filósofo. Platão formulou conceitos sobre a __________________(natureza humana).
10. Platão achava que os filósofos, os únicos educáveis, possuiam alma racional e poderiam alcançar o bem supremo, o universo das idéias puras, localizado no mundo das idéias. Os únicos educaveis eram para Platão os _______________(filósofos)
11. Aristóteles imaginava três tipos de alma: vegetativa, sensitiva e racional.. O que caracteriza a alma humana é a racionalidade, a inteligência, o pensamento.
Cada ser vivente só tem uma_________________( alma), apezar de ter funções diversas.
12. Aristóteles achava que o homem possuia em si potencialidades, que lhe permitiriam aperfeiçoar-se , através da hierarquização dos diversos bens existentes.
A natureza humana era para Aristóteles __________________( passível de aperfeiçoamento).
Cada ser vivente só tem uma_________________( alma), apezar de ter funções diversas.
12. Aristóteles achava que o homem possuia em si potencialidades, que lhe permitiriam aperfeiçoar-se , através da hierarquização dos diversos bens existentes.
A natureza humana era para Aristóteles __________________( passível de aperfeiçoamento).
13. Ele define a educação como "aquisição da virtude (areté) ) ou do bem moral (felicidade), através da hierarquização das possibilidades existentes no homem. A finalidade da educação é agir para por em ato suas potencialidade existentes e, depois , realizar o repouso, fim da atividade.
Através da atualização das potencialidades consegue-se o__________________(aperfeiçoamento); e a finalidade é _______________(atualização das potencialidades através da ação).
14. Como bons gregos, nem Platão , nem Aristóteles esqueceram a comunidade a que pertenciam pois Platão, visava integrar os indivíduos numa classe (diferenças individuais); e Aristóteles ,considerava o estado, o suporte necessário à educação de todos os cidadãos livres.
Os filósofos é que, possuindo a alma racional, se sobrepunham às outras classes, conseguindo atingir a finalidade educativa expressa por Platão ,que era atingir o Bem Supremo ou mundo das idéias.Para Platão a finalidade educativa era ____________________(atingir o mundo das ideias).
15. Na Grécia Antiga, Platão e Aristóteles, se baseiam numa ideia de ______________, (aperfeiçoamento), numa concepção sobre a ______________(natureza humana) e numa______________(finalidade) a ser atingida.
Para formularem sua definição de educação eles se baseiam em _____________(conceitos).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nos MOSTEIROS, escolas gratuítas para crianças em todas as condições.(acesso em 13,mai.2012) Disponível em http:// gloriadaidademedia.blogspot.com.
Nos MOSTEIROS, escolas gratuítas para crianças em todas as condições.(acesso em 13,mai.2012) Disponível em http:// gloriadaidademedia.blogspot.com.
16. Na Idade Média, São Tomás de Aquino, seguindo Aristóteles, (concepção aristotélico-tomista), concebe o ser humano como "Pessoa", única e indivisa, sendo essencialmente boa ou má, mas tendo em si possibilidades de aperfeiçoar-se ( atualização das potencialidades), através de uma nova vida em Cristo.
A definição de São Tomás é baseada em ______________.(conceitos)
17. Para São Tomás a educação é a realização da "pessoa" humana em suas potencialidades, visando adquirir conhecimentos, capacidade julgadora e virtudes morais: sem esquecer a finalidade última que é uma nova vida em Cristo.São Tomás visa _______________(aperfeiçoamento)
Nos mosteiros na Idade Média existiam escolas gratuitas para crianças em todas condições (acesso em 13 mai. 2012) Disponível em http://gloriadaidademedia.blogpot.com
Galileu-Galilei
18, Na Època Moderna , surge na pedagogia, a ideia de desenvolvimento baseado nas possibilidades reais da criança.-tendência psicológica .
Rousseau ao falar sobre a criança preocupava-se com__________________(suas fases de desenvolvimento)BIOGRAFIA de Rousseau.. .(Disponível em www.suapesquisa,com/biografias/rousseau htm).
19. Até aí , criança era considerada um" adulto em miniatura", devendo, portanto ,aprender as coisas de um modo lógico, como um adulto. Eles não se preocupavam com as suas_________________ (reais possibilidades de desenvolvimento).
20 . Rousseau veio nos dizer que a criança desenvolve -se em etapas progressivas,de acordo com sua idade.
Ele se preocupou com as ________________( possibilidades reais ) da criança.
21. Rouseau, dentro do " naturalismo pedagógico", considerando a natureza humana como essencialmente boa, prega o afastamento social da criança da sociedade, ( considerada nefasta), para que ela se desenvolvesse física, emocional e racionalmente, de acordo com suas fases progressivas de desenvolvimento.
Rousseau visava o _______________(desenvolvimento) do ser humano.
Rousseau visava o _______________(desenvolvimento) do ser humano.
22. Definindo a educação como " tudo que não temos em nosso nascimento e de que temos necessidade quando crescemos," ele (Rousseau) considerava que, através da educação, deveriamos atingir certo grau de_________________(desenvolvimento).
23. A natureza humana é para Rousseau, " essencialmente boa".
Isso é um _______________(conceito) de Rousseau sobre a natureza humana.
Isso é um _______________(conceito) de Rousseau sobre a natureza humana.
24. Como ele expõe em seu livro " Émile", a educação deveria ser guiada pelas leis da natureza humana. Ele acreditava no homem e em sua capacidade de realizar seu próprio bem na vida.
A concepção de Rousseau parte de uma concepção sobre a ________________(natureza humana).
A concepção de Rousseau parte de uma concepção sobre a ________________(natureza humana).
25. Baseando-se na concepção roussouniana de que a natureza do homem é essencialmente boa, Pestalozzi define a educação como "desenvolvimento harmonioso das faculdades humanas, visando atingir a perfeição, a graça e a plenitude". A definição de educação de Pestalozzi gira em torno da ideia de ______________(desenvolvimento).
Pestalozzi e seus orfãos em Stanz.
PESTALOZZI.Biografia(1filg).(Disponível :http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi)
26. Essas definições baseiam-se numa ideia de ______________(desenvolvimento) do ser humano,
numa concepção sobre sua _______________(natureza) e numa finalidade a ser atingida.
Pestalozzi e seus orfãos em Stanz.
PESTALOZZI.Biografia(1filg).(Disponível :http://pt.wikipedia.org/wiki/Johann_Heinrich_Pestalozzi)
27. Para Froebel, "educação é o desenvolvimento de uma vida fiel à sua vocação ".
A definição de educação de Froebel gira em torno da ideia psicológica de ______________(desenvolvimento).
Froebel (Disponível em http://2anoformacaodocentes.blogspot.com.br/p/biografia-e-contribuicoes-de-froebel.html); http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Fr%C3%B6bel
28. Kant, idealista, define a educação como " desenvolvimento no indivíduo de toda a perfeição de que ele seja capaz".
A definição de educação de Kant gira em torno da ideia psicológica de _______________(desenvolvimento)
A definição de educação de Froebel gira em torno da ideia psicológica de ______________(desenvolvimento).
Froebel (Disponível em http://2anoformacaodocentes.blogspot.com.br/p/biografia-e-contribuicoes-de-froebel.html); http://pt.wikipedia.org/wiki/Friedrich_Fr%C3%B6bel
28. Kant, idealista, define a educação como " desenvolvimento no indivíduo de toda a perfeição de que ele seja capaz".
A definição de educação de Kant gira em torno da ideia psicológica de _______________(desenvolvimento)
29. As definição de educação desses autores expressam ideia de desenvolvimento e de caráter religioso ou filosófico
.Essas definições baseiam-se numa ideia de _____________(desenvolvimento) do ser humano, numa concepção sobre sua ________________(natureza) e numa finalidade a ser atingida.
.Essas definições baseiam-se numa ideia de _____________(desenvolvimento) do ser humano, numa concepção sobre sua ________________(natureza) e numa finalidade a ser atingida.
30. A filosofia religiosa de Froebel fez com que ele desejasse a seus discípulos , o desenvolvimento de uma vida santa e pura.
Vida santa e pura é uma _______________a ser atingida.
31. Como bom religioso, a finalidade educativa de Pestalozzi, além do desenvolvimento de todas as faculdades, é atingir a perfeição e graça em Cristo.Essa finalidade ______________ ( não anula) a ideia de desenvolvimento expressa na definição.
32. Kant achava que o indivíduo devia se desenvolver moralmente.
É dele a frase : "o céu estrelado sobre a cabeça e a lei moral em nossos corações , faz-nos crer que Deus existe".
É dele a frase : "o céu estrelado sobre a cabeça e a lei moral em nossos corações , faz-nos crer que Deus existe".
A finalidade educativa é para Kant________________(aperfeiçoamento ) moral.
kant.(acesso 13,mai,2012) Disponível em: http://www.psicoloucos.com/Immanuel-Kant/biografia-de-immanuel-kant.html
kant.(acesso 13,mai,2012) Disponível em: http://www.psicoloucos.com/Immanuel-Kant/biografia-de-immanuel-kant.html
33. Vimos, então que a Idade Moderna, nos forneceu em pedagogia a ideia de desenvolvimento, de acordo com as possibilidades _________________(reais do educando); sendo que as definições que giram em torno dessa idéia, pertencem à corrente psicológica. Além disso as definições não abandonaram as concepções próprias dos autores sobre a ______________(natureza) humana, e
______________(finalidade)_a ser atingida.
Temos nessa época definições baseadas em _______________(conceitos sobre a natureza humana.)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
______________(finalidade)_a ser atingida.
Temos nessa época definições baseadas em _______________(conceitos sobre a natureza humana.)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-
Na virada do sec. XIX para o sec. XX , a posição é eclética .Encontramos nela os mais variados conceitos sobre educação. Os de natureza mais científica e, os que, se baseiam em conceitos que focalizam o " fato social educação"e, os que se baseiam em conceitos que focalizam o "fenômeno", educação.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Entre os pensadores da educação ,que contestaram o modelo de escola que existia até então e ,propuseram uma nova concepção de ensino, o belga Ovide Decroly (1871-1932) foi provavelmente o mais combativo.
A ideia de que há uma lógica no desenvolvimento dos organismos, implícita na teoria darwinista, guarda relação com a crença de que o desenvolvimento de uma criança pode ser ditado "naturalmente" por seus interesses e suas necessidades.
A ideia de que há uma lógica no desenvolvimento dos organismos, implícita na teoria darwinista, guarda relação com a crença de que o desenvolvimento de uma criança pode ser ditado "naturalmente" por seus interesses e suas necessidades.
OVIDE Decroly,o primeiro a tratrar o saber de forma única (globalizante).(aceso em 13 mai.2012).Disponível em www.revista escola .abril. com.br
34. Para Decroly a finalidade da educação é desenvolver a vida, já que a finalidade do ser humano é
viver,
A ideia central da definição de educação de Decroly é _________________(desenvolver) a vida, já que finalidade da educação é _______________(viver).
35. Quando Decroly nos diz que a finalidade do ser humano é antes de mais nada viver,ele exprime uma ideia_______________(filosófica).
36. Para Ortega y Gasset, a vida é construção, programa de ação,fabricação própria e a educação deverá ser o meio que favoreça a construção da própria vida.
Educação é para Ortega, preparar-se para a própria _______________(vida)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para o filósofo José Ortega y Gasset (1883-1955), todas as coisas estão em permanente processo de mudança.
Por isso a vida, do início ao fim, é um aprendizado; a espinha dorsal de seu pensamento é "O homem tem uma missão de clareza sobre a Terra"
Por isso a vida, do início ao fim, é um aprendizado; a espinha dorsal de seu pensamento é "O homem tem uma missão de clareza sobre a Terra"
ORTEGA Y GASSET; um pesquisador do conhecimento.(acesso em 14 mai.2012)Disponível em www.revistaescola.abril.com.br/historia/pratica-pedagógica/pesquisador-conhecimento-423330.shtml
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
37. Dewey, anterior tanto a Decroly quanto a Gasset, já havia afirmado que educação é vida ,sendo que a educação é o crescimento contínuo.
A educação para Dewey é ________________(vidda)
A finalidade da educação é o _______________(crescimento)
38. Dewey, baseando-se na ideia de crescimento, é o que mais se aproxima da educação como fato, e valoriza todo o fenômeno, pois considera todos os elementos do processo educativo.
Em sua definição de educação Dewey considera todos os elementos do_______________( processo educativo).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Dewey ao conceituar educação leva em conta os elementos :indivíduo, sociedade, interação e conteúdo.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
39. Para Dewey ,a educação do indivíduo é crescimento e organização constante de experiências, através da interação com o meio.
Em sua conceituação Dewey leva em conta o _______________(indivíduo) e o ______________(meio).
40. A atividade educativa , pela qual a criança cresce no comando da língua materna, é recebida diretamente do ________________(meio ambiente).
41. Para que se dê o crescimento, o in ivíduo interage com o meio ambiente aumentando suas ______________( experiências).
42. Educação para Dewey é pois um processo de _______________(contínuo crescimento).
43. O meio ambiente vai fornecer ao indivíduo as _______________(experiências necessárias) ao seu crescimento, que vão constituir o _______________(conteúdo) do ensino.
O conteúdo do ensino é elaborado de modo a fornecer ao indivíduo as _________________(experiências) de que ele necessita.
44. Dewey entende por experiência um processo ativo que aumenta pela interação das capacidades com o ambiente e que se dirige por meio da educação.
A educação fornece ao indivíduo ________________(experiências) necessárias ao seu crescimento.
45. Quando dois elementos interagem entre si, se modificando : Situação e agente; temos novo agente e nova situação, temos uma ________________(experiência).
46. Se além do conhecimento visual de uma árvore, (experiência), você tem dela outras percepções,
como sua utilização medicinal, resistência, você tem em relação à árvore, outras_______________(experiências).
47. Quando através de suas experiências você chega à reflexão consciente, você está tendo umaa experiência mais ______________(significativa) para a vida humana.
48. Através da reflexão você consegue modificar sua vida e aprender, portanto, vida, aprendizagem, experiência, _______________( não se separam).
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Educação para Dewey é vida, processo de reconstrução e organização de experiências, pelo qual lhe percebemos mais agudamente o sentido.Educação não é o resultado da experiência, mas a própria experiência.Para ele são elementos importantes no conceito de educação : o indivíduo, o meio ambiente, a experiência.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
49. As experiências realizadas no ensino, são meios para atingir novos fins, num processo infinito de _______________(crescimento).O individuo quando atinge determinados fins, toma-os como meios para atingir novos_______________(fins), passando por novo processo de crescimento.
50. A educação forja, portanto, as experiências necessárias ao in divíduo para que se processe seu______________(crescimento).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Para crescer o indivíduo visa certos fins, que se tornam meios à medida que são alcançados.Portanto os fins, (resultados) da educação se identificam com os meios ( processos), do mesmo modo que a finalidade da vida se identifica com o processo de viver.
51. Conceituando assim, Dewey identifica os fins com os ______________(meios).
52. Dewey relaciona-se com a corrente psicológica porque dá ênfase ao ______________crescimento (ex-ducere);aom a corrente sociológica porque dá ênfase à______________ transmissão cultural (educare); ele é filósofo pragmatista porque colocou como finalidade o _______________crescimento, identificando fins com meios.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Agora você já sabe os elementos que Dewey considera ao conceituar educação : crescimento, transmissão cultural,interação social, cultura.
A educação como fato social, não procura saber se o homem é aperfeiçoável e contingente., se organiza hierarquicamente suas qualidades e se as desenvolve de acordo com sua natureza e finalidade a ser atingida.
A educação como fato social preocupa-se com o estudo objetivo e desinteressado dos fatos.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
53. A conceituação de educação que focaliza o, fato social , observável da educação, atem-se à observação e tratamento científico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário