quinta-feira, 17 de maio de 2012

Educação como fenômeno. Instrução programada

Ao tentar definir educação, podemos, em vez de observar os conceitos, os fatos, observar o fenômeno.
O estudo do fenômeno " como aparece e como está oculto segundo Heideger. é tarefa da fenomenologia, que busca categorias do sentido, da modificação e derivados,pois fenomenologia é tarefa de interpretação.
Visamoro nos diz que a fenomenologia visa por a descoberto, aquilo que "não estando no fenômeno é a condição de possibilidade do fenômeno", o que Heideger denomina ser do _______________(fenômeno)

1. Esta é a posição adotado por Cirigliano em seu livro "Fenomenologia da educação", Ele procura  desvendar, por a descoberto," aquilo que não estando no fenômeno é a condição de sua possibilidade", o ser do fenômeno.
acessodigital.tv

A posição de Cirigliano é _______________(fenomenológica).

2. A conceituação que focaliza o fenômeno atem-se a um duplo processo:
a) fornecimento por parte da sociedade, aos indivíduos, os elementos espirituais que se entrelaçam -formas vivas sociais.
b) assimilação por parte do indivíduo.
A conceituação que focaliza o fenômeno atem-se a um_______________(duplo) processo.

3. A sociedade para se perpetuar, incorpora novos indivíduos e transmite a eles os elementos espirituais da cultura( lingua, costumes, crenças, leis...etc.)-__ou formas vivas sociais; usa portanto para se perpetuar, a interação e  as instituições.
A sociedade se perpetua através de _______________( interação e instituições).

4. O que é transmitido, as formas vivas sociais, os elementos espirituais, são o conteúdo de toda transmissão educativa, (primeiro aspecto do fenômeno).
Os conteúdos de toda transmissão social são  as _______________(formas vivas sociais).

5. A esse âmbito de formas vivas sociais, ao que é espiritual encarnado na matéria viva, a esse universo de formas vivas sustentadas pela vontade social, que é a própria sociedade, Cirigliano chama de " cultura socializada",objeto de transmissão da educação.
Para Cirigliano, o objeto de transmissão da educação é a ____________________(cultura socializada).

6.Cirigliano diferencia a cultura, considerada por ele universo de formas objetivas, mortas, meras conexões de sentido, sustentadas em si mesmas e capazes de serem captadas por intuição emocional, da cultura socializada objeto de transmissão da _______________(educação).

7. Segundo Cirigliano, a educação, por ser de uma sociedade, transmite as formas vivas dessa sociedade, ou formas culturais vivificadas, ou o que ele chama cultura socializada, vivente na sociedade, e diferenciando-se de qualquer espécie de crianção da cultura.
A educação transmite a _______________(cultura socializada).

8. O segundo aspecto do fenômeno educativo abordado por Cirigliano, é a assimilação pelos indivíduos dos ingredientes que lhes permitem transformarem-se em socios (formas vivas sociais,cultura socializada).
Quando o indivíduo se transforma em socios, ele assimila a __________________(cultura socializada).

9. Não haveria educação se não houvesse assimilação , por mais que se transmitissem conteúdos, por maior que fosse o empenho da sociedade.
A _______________(assimilação) é condição essencial da educação.

10. Ao estudarmos a educação como fenômeno, estudamos portanto:
a) o indivíduo que recebe.
b) a sociedade que transmite.
c) interação.
d)conteúdos.
e)A conceituação de educação como fenômeno leva em conta todo o _________________(processo educativo).

11. Para a abordagem fenomenológica, a educação é uma relação de homem (indivíduo)  a homem (sociedade) e se produz na dimensão histórica.
A abordagem fenomenológica é uma abordagem em _______________(profundidade).

12. Para Cririgliano a educação é a transmissão de cultura socializada ; sua assimilação de acordo com os interesses de um indivíduo, conduzirá a aptidões  sociais.
Em sua definição Cirigliano dá ênfase à transmissão de _______________(cultura) e à ______________(assimilação) por parte do individuo.

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A Educação é pois a transmissão, por parte da sociedade, dos elementos espirituais da sua cultura socializada; compreende a assimilação de um interesse ou energia vital pelo indivíduo, que traduzirá os elementos espirituais em aptidões primordialmente socais, que lhe permitem incorporar-se como membro útil nessa sociedade, que dele precisa para perpetuar-se.

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13..Dentro dos dois polos : transmisssão (educare) e assimilação, permitindo o crescimento (ex-ducere) desenrola-se, portanto, o__________________( processo educacional)

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