terça-feira, 15 de maio de 2012

Educação como fato social -instrução programada.

1.  A conceituação de educação que focaliza o fato social   da educação atem-se à observação e tratamento científico .
Essa posição foi pela primeira vez definida por Durkheim , que visou ao estudo objetivo e desinteressado dos ______________(fatos educacionais)

2.  O fato social da educação desenvolve-se dentro de uma organização e se preocupa com os seguintes elementos; a) a pessoa que recebe b) a pessoa que transmite c) interação d) conteúdos.
A educação como ______________(fato social) é estudada dentro de uma _______________(organização) , e se  preocupa com os elementos: a pessoa que recebe
a educação , a pessoa que transmite ______________(interação e conteúdos).

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No fato social educação encontramos: a) indivíduos em interação b) uma sociedade institucionalizada.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3.  A sociedade é constituída por uma reunião de indivíduos com uma determinada relação ou forma  ,unindo-os, em  interação nas instituições.
Os indivíduos em sociedade estão unidos através de _______________{ interação) em______________(instituições).

4.  Pela interação e  instituições, a sociedade tende a perpetuar-se e,  para isso, integra os novos indivíduos em sua estrutura, por meio da transmissão de cultura (educare).
Por meio da transmissão de ______________(educare), os novos indivíduos são integrados na estrutura da sociedade.
A sociedade se perpetua pela _______________(interação ) e ________________(instituições) e integra os novos indivíduos em sua estrutura.

5.  De acordo com Durkheim, a educação visa ao estudo_______________(objetivo) e desinteressado estudo dos _______________(fatos)
 Ela é estudada dentro da ______________( organização social) e importa em interação de pessoas e______________(instituições).
A sociedade integra os indivíduos em sua estrutura por meio da _______________(transmissão cultural).

6.  No fato social educação encontramos_______________(pessoas) que recebem educação, interação e_______________( instituições).

7.  A sociedade integra os novos indivíduos em sua estrutura por meio de _______________(educare) transmissão de cultura.

8.  A cultura é um conjunto de conhecimentos, técnicas e artefatos, padrões de comportamento e atitudes, sistemas de idéias.
As técnicas , conhecimentos, artefatos, padrões de comportamento, atitudes e sistemas de idéias formam a ______________(cultura)

9.  A cultura é convencionalmente dividida em material ou ergológica e não material ou imaterial.
Em não material ou imaterial é convencionalmente dividida a _______________( cultura).

10. A cultura seja ergológica e material ou imaterial, transmite-se de modo _______________( formal)
 através das _______________(escolas); e informal através dos _______________(meios de comunicação existentes, constituindo-se na cultura de massa.

11. A cultura de massa caracteriza-se pela homogeneidade, baixa qualidade e padronização de gostos idéias, preferências, motivações, interesses e valores.
Os valores e interesses, preferências e idéias, padronização de gostos, baixa qualidade e homogeneidade, caracterizam a _______________(cultura de massa).

12. Os valores, interesses, motivações,preferências,idéias,gostos,veiculados através da imprensa, rádio,cine,televisão , expressam os os gostos, interesses e preferencias_______________(motivações) e _______________(ideias).

13.  A televisão, o rádio, o cine e a imprensa são meios de controle social e fazem parte das técnicas sociais..
São meios de controle social e fazem parte das _______________(técnicas sociais) a televisão, o rádio, o cine e a imprensa.

14. Mannheim considera a educação como uma das técnicas sociais que influencia a conduta humana sendo portanto um  meio de controle social, como a imprensa, o rádio, o cine e a televisão.
a) A_______________ (educação) é  uma das _______________(técnicas sociais) para influenciam a conduta do homem.
b) A_______________ (educação ) é meio de controle social, como a imprensa, rádio , cine e televisão.

15.  Agora você já sabe o papel da cultura(educare) na integração dos novos indivíduos à sociedade e  como ela representa uma das técnicas sociais.
a) Por meio da transmissão de _______________(cultura) os novos indivíduos são integrados à sociedade.
b) O conjunto de conhecimentos,técnicas e artefatos, atitudes, padrões de comportamento, sistemas de  ideias formam a _______________(cultura)
c) A cultura é dividida convencionalmente em material e imaterial.
d) A_______________ (cultura de massas) é constituída pelos valores, interesses, gostos, ideias, preferências e motivações, caracterizando-se pela homogeneidade, baixa qualidade e padronização.
e) De acordo com Manheim,a _______________(educação), como o radio,  a televisão, o cine, a imprensa, são técnicas sociais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Atualidade e problemas na educação

Pensadores na Educação: Vygotsky